terça-feira, 14 de abril de 2009

Trovão Viral




Segundo Oliver Lindberg, exageraram na criação de sites virais para promover o filme trovão tropical. Confira!

No fim do ano passado, a web foi inundada com uma quantidade incomum de sites bizarros de filmes. É tudo culpa do estúdio cinematográfico DreamWorks SKG, que deliberadamente diminuiu a linha entre realidade e Ficção para remover Trovão Tropical, o filme de comédia/ação e sátira metalingüística na qual Bem Siller, Jack Black e Robert Downey Jr. vivem um grupo de atores gravando um filme sobre a guerra do Vietnã.

Tudo começou com um trailer falso (tinyurl.com/66m7cz). O vídeo, entretanto – aqui começa a complicar -, não mencionava o Trovão Tropical. Referia-se, na verdade, a Rain of Madness, o documentário de making of do filme mostrado dentro de Trovão Tropical, qie tinha também o próprio site, trailer e pôster (rainofmadness.com). Aparentemente, Stiller planeja lançar a versão completa de rain of madness, o documentário de making of lendário de Apocalypse Now.

Achou confuso? Pois isso tudo foi só o começo. A DreamWorks criou sites surpreendentemente profissionais para todos os personagens principais do filme, provavelmente influenciada pelo sucesso da máquina que foi a promoção do novo filme do Batman (tinyurl.com/w102-batman).

O site oficial do personagem de Bem Stiller, o ator tugg Speedman (www.tuggspeedman.com), que mostra a estrela principal com um bebê salvo em seu braços, é ainda mais engraçado se reparar quanta semelhança tem com o site oficial de Tom Cruise (www.tomcruise.com) . Coincidência? O site de Speedman tem um link para seu fundo de caridade favorito, a Fundação de Reassentamento dos pandas (pandarelocationfoundation.org), bem como para a presença online de seu último blockbuster Scorcher, ”a história da alteração do eixo de rotação da terra com o protagonista no lado quente do planeta” (scorchermovie.com).

Já Robert Downey Jr. interpreta o ator multipremiado de olhos azuis Kirk Lazarus (Kirklazarus.com), que vive um homem negro em Trovão tropical. Assim, de forma irônica, seu site tem um link para a clínica ‘Make Pretty Skin’(www.makeprettyskinclinic.com ). Sua filmografia inclui Satan’s Alley (satansalley.com), em que kirk aparece ao lado do Homem-Aranha Tobey Maguire como o padre O’Malley, um “padre envergonhado que cometeu o pecado máximo”. E o site de Jeff Portnoy (Jeffportnoy.com), interpretado por Jack Black, tem um link para the Fatties: Fart 2(fatties2.com). Uma sátira dos múltiplos personagens gordões de Eddie Murphy.

Além disso, há um site para a editora do livro do filme (combatobooks.com), um site para o responsável pelos efeitos pirotécnicos (codyeffects.com), um perfil do MySpace de um ator estreante (myspace.com/kevinsandusky) e um site para o rapper que virou ator alpa Chino, interpretado por Brandon T. Jackson ( alpa-chino.com), que é garoto-propaganda da bebida energética Booty Juice – que está até se tornando um produto real disponível na Amazon (tinyurl.com/64xtjs).

Parece que a DreamWorks exagerou na campanha viral. Originalmente, a filmografia no site de Tugg Speedman continha um trailer e site para Simple Jack, um filme sobre pessoas com dificuldades de aprendizado. Em uma subtrama de Trovão Tropical, Speedman alega ter feito o filme cujo subtítulo é ”Era uma vez um retardado” tanto no site como no trailer – para
Ganhar um Oscar.

No mundo real, isso chegou até a causar revolta por parte de grupos de defesa a pessoas com deficiência, que protestaram na estréia do filme nos Estados Unidos. O site de Simple Jack, desde então, foi retirado do ar.

Fonte: Revista W

Nenhum comentário:

Postar um comentário